Honestamente nem sei como começar essa resenha. Acho que esse foi um dos livros mais bonitos que já li na vida. Foi com ele que tive minha primeira experiência com a literatura brasileira, e admito, não poderia ter começado por um melhor.
Bentinho ou Dom Casmurro para os íntimos, é o cara mais chato e mais charmoso com o qual já tive com contato, sim, sou meio louca mesmo, me envolvo praticamente com todos os personagens masculinos que leio. Bem, mas vocês não querem saber disso, e sim sobre a história do livro. Admito , faz um tempinho que li, mas vivo relendo trechinhos do livro, então escolhi ele mesmo para a resenha desse mês.
O livro começa com Bentinho - Dom Casmurro - contando para um jovem estranho sobre sua biografia segundo seu próprio ponto de vista.
Porém, o jovem não lhe dá muita atenção. E assim começa sua narrada história de vida. No livro somos apresentados a pessoas próximas de Bentinho como sua mãe, tio, "tutor", Escobar e claro a Capitu, seu grande amor, um amor bem grego alias, ou não, o autor nos deixa com a dadiva da dúvida. Esse é um romance muito envolvente, e instigante, que nos prende do começo ao final. E o final é surpreendente.
Acho que já deu para ver que não conseguirei contar a história de fato.
Para aqueles que pensam em ler algo dentro da literatura brasileira ou que ainda não teve um primeiro contanto com a mesma, recomendo que comecem pelo Machado, pois, com toda certeza não irão se arrepender tão pouco se decepcionar com as belíssimas obras que temos dentro do campo nacional.
Beijinhos, até a próxima ! xD
1 Comentários
Tb li Dom Casmurro para o desafio, este livro é muito bom e ainda deixa a gente com esta dúvida eterna, né?
ResponderExcluirhttp://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/06/desafio-literario-dom-casmurro.html