Desafio Literário 2011 -Resenha O cortiço, de Aluísio Azevedo


Dentre os livros nacionais que já li (admito que não foram muitos), esse com certeza entra em segundo lugar, na classificação geral dos que mais gostei. Se me perguntarem por que, podem ter certeza que a resposta vai ser porque os livros nacionais dessa época tem um tom caliente, que poucas vezes encontrei em outros livros do mesmo gênero. Pra quem não sabe, ou não leu meu perfil, sou do signo de Escorpião então acho que não preciso dizer mais nada néh rsrsrsrs 
Focando no que realmente interessa, O Cortiço trata de questões sociais muito actuais, como por exemplo: desigualdade social ,adultério, cortiços ou - como são mais comuns hoje- favelas, homossexualidade entre outros. No livro não existe um personagem " pessoa física" especifica, sendo o próprio cortiço o personagem principal. Nele encontramos a história de João Romão, um comerciante português ambicioso, que por muito tempo dormia no balcão do seu estabelecimento para não precisar gastar com acomodação. Também tem a escrava fugida Bertoleza, que por muito tempo guarda dinheiro na intenção de um dia comprar sua verdadeira liberdade, com a carta de alforria. O português burguês Miranda, que mora no casarão ao lado do cortiço, que é o maior "inimigo" do João Romão. Outros personagens que caracterizam bem a população brasileira são, Rita Baiana, que representa a típica mulher brasileira, o Jerônimo que mostra como o meio tem influência sobre o homem, a Piedade típica mulher europeia e outros.
Todos esses personagens se relacionam no cortiço de maneira distinta, uns mais presentes que outros. Eu acredito que se trata de uma história muito, como posso descrever...hm, prendente (desculpem esqueci a palavra certa), a cada capitulo se torna mais instigante (LEMBREIII!), fazendo com que agente queira descobrir logo o desenrolar da história. Além de tratar, como eu disse anteriormente, das questões sociais muito bem, tenho certeza que ao ler vocês poderam e pra quem já leu puderam, perceber que é bem assim mesmo.
Acho que as vezes temos um certo preconceito em relação a literatura nacional, gente por experiência próprio digo a vocês, principalmente para estudantes do ensino médio, não leiam o livro, não só esse mas sim qualquer outro, com preconceito, acreditando que essa vai ser uma leitura chata torturante. Claro, não posso dizer que todos serão ótimos e que vocês vão gostar, porque afinal de contas, gosto é gosto e não se discute, mas essa é uma dica que dou.
Super recomendo!
beijos, até a próxima!




Comentários

  1. Oi Lully's!
    Adorei o "prendente" rsrs
    Eu tenho um sério problema com a a literatura brasileira clássica. É muito difícil lembrar de um livro que tenha realmente me prendido. E esse é um dos que não li, mas que me deixa curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Li "O Cortiço" na época da escola ainda e eu adorei. Mas meu livro preferido dentre os clássicos é "Lucíola".
    Adorei a sua resenha.

    Estou fazendo o sorteio do livro "NÃO SOU ESTE TIPO DE GAROTA" no meu blog. Se quiser participar, só passar lá.

    www.prateleiraencantada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Livro nacional... Que delícia! rs'
    Adorei sua resenha, parece ser muito bom mesmo! Aliás, já vou procurá-lo por aqui... :)

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  4. AMIGOS AJUDAM-NOS A DIVULGAR - sigam o blog http://drisph.blogspot.com/ Deixem um comentário no post - e participem da promoção que sorteia os livros dos autores e parceiros do blog. O sorteio é baseado nos comentários. Quanto mais assíduo você for, deixando seu comentário, mais chances terão de ser sorteado. Todo mês o blog sorteia mais de dez livros. Eu também participo do blog. Vamos lá! Vamos ler pessoal!
    Adicionem-me no MSN – adrianavargas.ocadv@hotmail.com, ou enviem um email para este endereço e obtenham mais informações.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é preciso quebrar esse padrão de pensamento preconceituoso acerca de qualquer tipo de leitura. Beijocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas