Resenha: Um conto de natal, de Charles Dickens


        Ebeneze Scrooge não gosta do natal, e na véspera desse dia tão comemorado, ele torna-se rabugento mais que o normal, recusando até mesmo o convite para ceia com família do sobrinho Fred.
         E eis que ao chegar em sua casa a noite recebe a visita do espírito do sócio Jabob Marley. Apesar do medo perante ao fantasma de Marley, Ebeneze pergunta o motivo da visita do sócio. Esse o diz que sua visita serve de alerta para que o amigo não tenho o mesmo castigo que ele, ser acorrentado a vida egoísta que teve.
           Marley alerta ao amigo que ele receberá a visita de três fantasmas que o ajudarão a descobrir quais mudanças ele precisa fazer para evitar um fim trágico. O primeiro espírito a visitá-lo é o espírito do natal do passado, que o leva a rever os natais que ele já teve.  Neste primeiro momento Ebenezer revê sua irmã, que tanto ele gostava, que mais tinha apreço por ele, e sofre a relembrar a perda da irmã. Depois o espírito o leva para rever sua noiva, a pessoa que ele abandonou por pura ganância.
          O segundo espírito, o natal do presente, mostra a ele tudo que ele não enxerga, a oportunidade de comemorar o natal em um lar confortável e aconchegante, enquanto outros mal tem dinheiro para comer, como é o caso de seu funcionário Robert Cratchit, que tem que dividir um pequeno pato para sete pessoas, e que ainda tem um filho mais novo muito doente. Por fim, o espírito o leva para ver a família de seu sobrinho, que ceia com amigos e a sua família que comentam sobre o modo de vida de            Ebenezer, fazendo comentários que apontam sua solidão.   
O terceiro e último espírito é o do natal futuro, que vai mostrar a ele qual será no futuro natal dele. Depois de tantas lembranças e perspectivas para o futuro será que Ebeneze Scrooge vai mudar de opinião?  
          Charles Dickens nos faz refletir qual é o verdadeiro sentido do natal e quais ações devemos ter ou evitar durante a vida. Fica mais uma dica de uma ótima leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas