Resenha - Antes que as luzes se apaguem, de Jay Asher


Título: Antes que as luzes se apaguem 
Título original:  What Light
Autor: Jay Asher
Ano: 2018
Editora: Astral Cultural
Páginas: 256



Do mesmo autor de Os 13 porquês, que virou série pela Netflix, Jay Asher, "Antes que as luzes de apaguem" conta a história de Sierra, uma estudante do último ano do ensino médio, se preparando para sua possível última temporada de natal na Califórnia, trabalhando em um lote de árvores de natal, que seus pais herdaram de gerações anteriores e onde se conheceram. 

Sem querer, Sierra, escuta escuta a conversa dos pais sobre a possibilidade deles precisarem vender o lote de terra da família, localizado na Califórnia, onde vendem pinheiros de natal.

Ela vive no Oregon com os pais, onde cursa o último ano do ensino médio com duas de suas melhores amigas, Rachel e Elizabeth, com quem as vezes sente vontade de passar pelo menos um natal. Mas mesmo assim, a ideia de não "precisar" viajar todo natal para ajudar no negócio da família e ver outra de suas melhores amigas, Heather - com quem brincava quando ainda era criança - a incomoda muito. 

Todo ano seus pais contratam estudantes do ensino médio, para ajudar na venda dos pinheiros de natal, sendo um desses estudantes é Andrew, que gosta de Sierra. 

Nos primeiros dias de venda, ela conhece Caleb, um rapaz misterioso, que vai ao lote comprar muitas árvores, o que a deixa intrigada. Então Sierra pergunta a Heather se o conhecia, mas antes mesmo de responder ela pede para que Sierra não se aproxime dele, pois há um boato que Caleb é perigoso.

Mas isso não a inibe, ao contrário, Sierra acaba se aproximando mesmo assim e a afinidade entre os dois é inevitável. Porém, a história que Heather contou a ela pairava sobre elas, e depois de conseguir a versão da história da parte dele, ela tem que lidar com os sentimentos que isso gera e o preconceito das outras pessoas. Será que isso é possível? 

Mais uma vez o autor Jay trás uma trama tensa sobre "julgamentos" e "histórias", que podem abalar completamente a vida dos protagonista jovens demais. A leitura me fez refletir sobre a reconstrução da vida de pessoas ex-presidiárias na sociedade, o quanto isso pode ser difícil.

Apesar de ter classificado com três estrelas e meia no Skoob, eu recomendo a leitura desse livro, principalmente para o público juvenil. 

Convido a quem já leu deixar suas impressões nos comentários, e quem ainda não leu, leia e depois venha dividir sua experiência com a gente!

Um beijo e até a próxima! 

Postar um comentário

0 Comentários