Desafio Literário 2011 - Resenha Eu, Robô de Isaac Asimov

Para aqueles que almejam ler esse livro na van esperança de encontrar uma explicação melhor para o filme Eu, Robô do director Alex Proyas, dou um recado: " Acho melhor assistir ao filme de novo, porque se você espera encontrar uma ajuda para compreender melhor o filme, acredite, tem pouquíssimas semelhanças entre os dois."
Ao ler Eu, Robô é possível perceber com clareza que o homem nem sempre tem domínio sobre aquilo que ele cria. E como é fácil manipular suas emoções.
Na história de Asimov, somos levados para um futuro aonde as máquinas se tornam pensantes, aponto de fazer piada das conquistas humanas. Tão pensantes que conseguem manipular os homens, afim de protege-los deles mesmos.
Essa é uma leitura divertida mas ao mesmo tempo séria que nos leva a pensar se estamos realmente certos em tentar criar um homem de ferro.
Acredito que nela conseguimos notar como nós seres humanos somos ingênuos e egoístas ao mesmo tempo, e que quase sempre olhamos para as coisas com um senso comum ao qual estamos tão acostumados, que quase nunca enxergamos o que na maioria das vezes está na nossa cara.

Comentários

  1. Não vi o filme, não li o livro, mas a premissa me parece por demais instigante. Bela participação!

    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas