Desafio Literário 2011 - Resenha Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes

"Numa pequena aldeia da Mancha, província espanhola, vivia um fidalgo. Homem de costumes rigorosos e decadente fortuna. Dom Quesada ou Quixano - nunca ninguém soube ao certo - vivia da exploração de suas propriedades, que mal lhe rendiam para manter uma simples aparência de abastança...Aos cinquentas anos, magro,alto, de gestos imponentes e uma certa altivez força, era mais conhecido por sua biblioteca..."

E ai começa nossa história Dom Quixote de la Mancha, como intitulado pelo proprio Dom Quesada, é o nosso grande heroi.

Nunca uma historia me surpreendeu tanto. Eu fazia uma ideia completamente diferente de Dom Quixote, acreditava que ele havia sido um grande comandante ou gerenal de um grande exercito, mas não me decepcionei ao descobrir a verdadeira vida do cômico herói. Muito pelo contrario, dei muitas risadas e fiquei triste em alguns momentos ao ver como algumas pessoas faziam pouco de nosso heroi, e até quando algumas burlaram de sua grande generosidade. E mais triste ainda fiquei ao final da história, ao descubrir que não teria continuação a historia do corajoso e engraçadissimo fidalgo.

Dom Quixote de la Mancha conta a história de um homem chamado Dom Quesada ou Quixano, que após anos de muitas histórias, principalmente história de Cavaleiros andantes, perde a capacidade de distinguir a realidade da ficcão, e decidi partir e torna-se o grande cavaleiro andante Dom Quixote de la Mancha;

Para tanto adiciona a sua jornada, uma pagaré que ajudava nos serviços de seu sitio, e ao intitulou Rocinante. E como estava acostumado a ler em seus livros, percebeu que deveria arrumar uma nobre dama para se apaixonar. Para tal, escolheu uma robusta camponesa que morava num povoado vizinho e que por ter outros interesses, ele nunca pode atar-se a essa paixão. A camponesa chamava-se Aldonça Lourenço, mas Dom Quixote achou melhor dar-lhe outro nome, e resolveu chama-la então Dulcineia de Toboso, Toboso devido ao fato da mesmo morar na aldeida Toboso. E tendo tudo o que achava importante preparado, nosso fidalgo parti em busca de glórias.

Logo no inicio de sua aventura Dom Quixote deparou-se numa estalagem, a qual nosso heroi decidiu pernoitar, e já tendo decidido

intimou o dono da estalagem a realizar a cerimoria a qual lhe torneira por vez um cavalheiro legitimo. Então na manhã seguinte o dono da estalagem realizou a cerimonia que deu ao fidalgo uma das maiores alegria de sua vida, por fim ele seria uma cavaleiro letimo. Já em partida da estalagem, o simpatico estalajeiro disse ao fidalgo que ele deveria ter junto de si, prepararos para possiveis periodos pós lutas, dinheiro e um fiel escudeiro. E seguindo o conselho do simpático homem, nosso heroi deu meia volta em direção a sua aldeia. Já na aldeira resolveu fazer de seu assistinte, um de seus vizinhos, Sancho Pança " ...homem de bem, honesto e trabalhador, mas com o cerebro pouco maior que uma amêndoa ", Dom Quixote com uma imagina fasta e uma labia um tanto quanto persuasiva convenceu o ingenuo campones a transformar-se em seu escudeiro. Após feito o mais dificil, ele e o seu esculdeiro, Sancho Pança, juntaram o dinheiro necessario, e os petrechos de guerra, partiram rumo as suas aventuras.

Depois de muitas aventuras e grandes confusos, com o decorrer do tempo Dom Quixote conseguiu grande fama pela Espanha, e sendo assim conseguiu grandes admirados e alguns "inimigos", sendo até merecedor de livros. Mas como nem tudo são rosas. Quis o destino que aparece-se no destino de nosso heroi gozadores de sua fé e devosão aos cavaleiros andantes, ao qual usando do inôcente carater do nosso fidalgo decidiram bricar com a devoção do mesmo a cavalaria. Depois de muito aprontarem com o fidalgo e seu fiel escudeiro, deixaram que partissem sem qualquer transtorno.

Por algumas vezes quiseram os parentes e amigos do nosso heroi faze-lo voltar a razão, porém em quase todas as tentativas do cura, do barbeiro, da sobrinha e da ama, fracassaram. Entretanto foi chegado o dia que em Barcelona quis novamente o destino que O Cavalheira da Triste Figura encontra-se em seu caminho o Cavalheiro da Lua Branca que após lutar com nosso fidalgo,conseguiou vencê-lo, e pediu em favor da vitoria que nosso cavalheiro retorna-se a sua casa e lá ficasse no mínimo o período de um ano ou ate quando acha-se conveniente o Cavaleiro da Lua Branca.

E como um nobre cavaleiro Dom Quixote partiu rumo a casa comprindo com sua palavra de cavaleiro. Já chegando na aldeia foram recebidos com grande alvoroso e alegria por seus familiares e os demais aldeoes que ouviram falar de suas aventuras. Passados muitos dias, em que todos se dedicavam a cuidar da saúde tanto fisica quanto espiritual do nosso fidalgo. Porém era chegada a hora de nosso cavalheiro encontrar sua paz final. Então quando ninguém mais acredita-se que seria possivel nosso herói volta a sua saúde mental saudavel e volta a ser Alonso Quixano, como dissera ele. E assim sendo pediu que lhe chamaram o escrivão que necesitava fazer seu testamento. E dividindo coerentemente seus bens, partiu da vida o "...Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha, agora simplesmente Alonso Quixano, o Bom. Tão Bom, tão puro e tão honesto que sua vida e sua história trespassarão os séculos, enaltecendo suas virtudes e louvando sua loucura."

PS: Porque Cavalheiro da Triste Figura - Em uma de suas aventuras Dom Quixote e Sancho Pança depara-se com quase duas dúzias de homens vestidos de negro e com tochas nas mãos e que também ajudavam a carregar uma liteira, que levava um defunto. Já com a imaginação a mil Dom Quixote partiu em ataque aos homens que após serem advertidos por ele, decidiram passar mesmo assim, dom quixote então segurando as redeas de um dos animais jogou o cavaleiro ao chão, fazendo fugir assim os demais. Passado a confusão e em meio dos esclarecimentos, Sancho diz a um religioso que vinha junto dos homens acompanhando o funeral : "- Antes que te ajudemos, é melhor que fiques sabendo que quem ganhou esta briga foi meu patrão, Dom Quixote de la Mancha, também conhecido como o Cavaleiro da Triste Figura", e gostando do cognome disse que se atribuira de aquele momente em diante o Cavaleiro da Triste Figura após seu nome.

Comentários

  1. Dom Quixote é apaixonante! Li uma versão mais adolescente do livro, mas fiquei apaixonada e quero muito ler o original!
    Bela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, eu quero ler! E depois de ver sua resenha, mais ainda! *_*
    Até pensei nele para este mês, mas preferi a trilogia de Érico Veríssimo, que também estava louca para ler a tempos!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, com certeza esse foi um dos melhores livros que já li, super recomendo ;)

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo esse livro, mas estou meio empacada no momento. De qualquer jeito, é bom ver que você gostou bastante do livro, espero que eu me anime mais na leitura.

    ResponderExcluir
  5. Também li uma versão condesada da obra original, e o que dizer do seu contéudo fascinante. E olha que só foi uma amostra, imagino a emoção que deve ser tomar conhecimento de todo seu rico conteúdo. Parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada a respeito, só mesmo alguns vídeos e desenhos, mas parece ser bem interessante.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Báh eu li uma versão meio resumida, quando descobri fiquei super chateada, ainda quero ler a edição integral, deve ser magnífico! Ótima resenha.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  8. Estive com Dom Quixote na mao esta semana enquanto estava no Rio e acabei nao comprando, adiando mais uma vez esta leitura. Bela resenha!!!! A historia e' linda ..... Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas