Desafio Literário 2011 - Resenha Relato de um náufrago, de Gabriel García Márquez

" Relato de um náufrago
que esteve dez dias à deriva numa
balsa, sem comer nem beber, que foi
proclamado herói da pátria, beijado 
pelas rainhas de beleza, enriquecido 
pela publicidade, e logo abandonado 
pelo governo e esquecido pelo sempre "

Gabriel García Márquez realmente fez por merecer o prêmio nobel de literatura por  este livro. Uma obra instigante que nos prende até o último segundo.
Relato de um náufrago nos conta a história de um marinho chamado Luís Alexandre Velasco, que após um acidente do destróier aonde navegava, passa dez dias à deriva no mar, em uma balsa e tendo que beber água salgada e comer cartões de papel, além de toda às tardes encontrar-se rodeado por tubarões.
A cada dia Luís é vítima de tentações contra sua vida. Sempre debaixo de um sol escaldante ao qual queimava literalmente sua pele após os primeiros dias, a fome avassaladora que o faz pensar ser capaz de comer um animal sangrando, e a sede que o faz render-se a beber à água do mar. 
Passando por alucinações e a lembrança de seus amigos pedi sua ajuda, ele passa os dias e as noites em posse de um relógio, um cinturão, seus sapatos, sua camisa e uma correntinha de N. Sra. do Carmo e a esperança de ser resgatado.
Um livro marcante que nos faz pensar ao qual pouco damos valor as pequenas coisas da vida, e que na maioria das vezes não devemos nos prender a esperança de ser ajudado por alguém, e sim fazer as coisas por nós mesmo. 
Super recomendo!

Gabriel García Márquez - nome completo Grabriel José García Márquez, apelido Gabo - nasceu em 1928 na aldeia de Aracataca, não muito distante de Barranquilla, na Colômbia. Exerceu o jornalismo em Cartagena, Barranquilla e no El Espectador, de Bogotá, onde fez grandes reportagens e crítica de cinema. Foi correspondente das Nações Unidas em Nova York. O autor de Cem Anos de Solidão é hoje reconhecido como um dos melhores escritores da língua espanhola. Relato de um náufrago, lançado no Brasil, pela Record, tem ainda a valorizá-lo a capa e as ilustrações de Carybé.


Comentários

  1. Fico a pensar se existe alguma obra desse autor que não seja marcante...excelente dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lully's!
    Ainda não li nada do García Márquez, mas é um autor cuja a obra eu tenho muita vontade de conhecer.
    Gostei do seu destaque quanto a dar valor a pequenas coisas. Acho que somente em momentos críticos, como os que você citou, é que temos essa consciência.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar desse livro... Agora fiquei mais curiosa.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas