Resenha Desafio Literario 2013 - A menina que conversava com o verão, de Sally Nicholls

Ultimamente tem sido muito difícil escrever resenhas, tanto é que cheguei a ler o ultimo livro do desafio para o mês de março – A revolução dos bichos –, só que não conseguindo passar para o papel.

Já com  A menina que conversa com o verão,parece que não teremos o mesmo problema.Peço desculpas logo de cara se ficar muito spoiller a resenha, mas é que assim fica mais fácil para mim.
Sally Nicholls até o momento está conseguindo me deixar curiosa. Como viver eternamente me ganhou em minutos e não foi diferente como esse ultimo livro que li dela.
Molly e Hannah estão passando por momentos difíceis após perderem a mãe, aos 39 anos, vitima de um aneurisma. Com o pai bloqueado emocionalmente para tomar conta delas, as meninas passam a viver com os avós no campo.
Em reação ao comportamento do pai, Hannah, passa a ficar
mais rebelde agressiva, enquanto a pequena Molly  fica perdida em meio a tudo. Como se para ajudar Molly a passar por tudo aquilo ela passa a ver um homem, que inicialmente ela não faz ideia de quem seja e que conheceu de um modo peculiar – ela corria no bosque após seguir Hannah em um dos seus momentos de rebeldia, ele estava sendo caçado por um homem em um cavalo e com chifres e seguido por animais como cães.
Após presenciar a cena, Molly, espera que o caçador se afaste e vai até o homem que está ferido ao chão. O homem recomenda que Molly volte para casa, mas ela insiste em ajudá-lo. Com a ajuda dela o homem levanta-se do chão e eles seguem juntos rumo a um celeiro próximo.  Logo que chegam, Molly insiste que o homem a deixe pedir ajuda, mas ele julga não ser necessário. Quando Molly por fim deixa o homem, ela corre para casa e tenta contar aos avós e a irmã o que se passou, mas ninguém acredita de fato nela, todos pensam ser um amigo imaginário.
Os dias se passam e Molly passa a ver o homem com certa frequência, e coincidentemente a professora de Molly conta uma historia sobre o deus Carvalho (responsável pelo verão e a primavera) e o deus Azevinho (responsável pelo outono e o inverno) .  Molly relaciona as historia com Seu Homem – como ela chama o homem que ajudou.
Enquanto esses acontecimentos estranhos se passavam do lado de fora da casa dos avós de Molly, dentro as coisas ficavam um pouco mais complicadas. O pai de Hannah e Molly ficava cada vez mais distante, cada vez mais perdido no seu sofrimento.
Indireta-diretamente o deus Carvalho ou homem verde, ajuda a família de Molly a superar os problemas de um modo inesperado.
A história é bonita, e de certa forma é uma ajuda para as pessoas compreenderem o modo como a vida da sequência quando uma pessoa que se ama morre. O ciclo da vida apresentado pela autora é uma reflexão sobre as ações tomadas em nossas vidas, que nem sempre quando são executadas são vista corretamente. Uma leitura que indicada não só ao público juvenil, mas também a adultos que sintam a necessidade de ver uma esperança quando alguém se ama parte, deixando a vida.

Comentários

  1. Ainda não li esse livro, mas parece ser bem interessante.

    Parabéns pela resenha e pelo blog, eu amei !
    Seguindo, segue de volta ?
    http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/
    Beijos, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lully's,

    entendo essa dificuldade momentânea de escrever resenhas, estou com vários livros atrasados. E no mês passado consegui fazer a resenha para o desafio literário nos últimos dias do mês. Hehehe

    Eu já tinha visto este livro no skoob e tinha ficado curiosa para ler... pensei um pouco se eu ia terminar de ler sua resenha quando você disse que podia ter spoilers, mas acho que você não contou nada que atrapalhasse a leitura não... pode ficar tranquila... hehehe

    Achei interessante a história, quando vi o livro pela primeira vez fiquei pensando se a história não seria muito infantil. (Não que eu não goste de literatura infantil, e infanto-juvenil.. pq eu adoro). Mas parece que o livro tem algumas reflexões que podem ser bem profundas.

    Gostei! Vou colocar na minha "pequena" lista de próximas leituras!

    Beijinho!
    Tai

    www.gavetaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não era pra sair com aquele login! :/

    É um pseudônimo de um blog beem antigo!!

    Essa sou eu!Hehehehe :)

    ResponderExcluir
  4. Tai, é muito legal o livro.
    A parte onde ela apresenta a história do deus Azevinho e do deus Carvalho me deixou muito curiosa.
    Esse é o segundo livro que leio dessa autora e ela conseguiu manter a linha nesse livro também.
    Leia e depois me conta o que achou!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas