Resenha Desafio Literário 2013 - Dom Casmurro, de Machado de Assis

Honestamente nem sei como começar essa resenha. Acho que esse foi um dos livros mais bonitos que já li na vida. Foi com ele que tive minha primeira experiência com a literatura brasileira, e admito, não poderia ter começado por um melhor.
Bentinho ou Dom Casmurro para os íntimos, é o cara mais chato e mais charmoso com o qual já tive com contato, sim, sou meio louca mesmo, me envolvo praticamente com todos os personagens masculinos que leio. Bem, mas vocês não querem saber disso, e sim sobre a história do livro. Admito , faz um tempinho que li, mas vivo relendo trechinhos do livro, então escolhi ele mesmo para a resenha desse mês.
O livro começa com Bentinho - Dom Casmurro - contando para um jovem estranho sobre sua biografia segundo seu próprio ponto de vista.
Porém, o jovem não lhe dá muita atenção. E assim começa sua narrada história de vida. No livro somos apresentados a pessoas próximas de Bentinho como sua mãe, tio, "tutor", Escobar e claro a Capitu, seu grande amor, um amor bem grego alias, ou não, o autor nos deixa com a dadiva da dúvida. Esse é um romance muito envolvente, e instigante, que nos prende do começo ao final. E o final é surpreendente.
Acho que já deu para ver que não conseguirei contar a história de fato.
Para aqueles que pensam em ler algo dentro da literatura brasileira ou que ainda não teve um primeiro contanto com a mesma, recomendo que comecem pelo Machado, pois, com toda certeza não irão se arrepender tão pouco se decepcionar com as belíssimas obras que temos dentro do campo nacional.
Beijinhos, até a próxima ! xD

Comentários

  1. Tb li Dom Casmurro para o desafio, este livro é muito bom e ainda deixa a gente com esta dúvida eterna, né?

    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/06/desafio-literario-dom-casmurro.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas