Resenha - O clube do livro do fim da vida, de Will Schwalbe



"O que você está lendo? - Essa não te parece uma pergunta um tanto quanto incomum?
Sim, parece não é. Mas não para Will e sua mãe Mary Anne. Os dois trocam figurinhas sobre livros na sala de espera do hospital no qual a mãe de Will faz tratamento de seu câncer". 
 
Poxa, faz tanto tempo que não escrevo que até estou sem jeito. Então vou começar te explicando porque escolhi esse livro para ler, já que ele se encaixa na categoria de biografia, a qual não gosto muito. Escolhi esse livro após ouvir falar dele em um encontro da editora Alfaguara, A empolgação e a sensibilidade com a qual a moça da editora apresentou este livro me deixou com aquela terrível vontade de ler. Ela elogiou tanto o livro que logo não pensei 2x em lê-lo. Porém, após a leitura achei que ela enfeitou demais algo que não era muito lá essas coisas. 
Não que o livro seja chato, é uma belíssima história de vida, é louvável como a Mary reage ao câncer. Ela não se torna aquela pessoa pessimista que só pensa em ficar contando os últimos dias que lhe faltam. Não, ela luta até o fim para conseguir ver seu tão sonhado projeto de abrir uma biblioteca para jovens carentes e vitimas dos conflitos internos da África. Depois de trabalhar alguns bons anos de sua vida como professora, Maryanne (como ela gosta de ser chamada), decide ir juntar-se ao trabalho voluntario após o convite de uma colega desconhecida (uma freira a qual ajudou sem nem ao menos se dar a preocupação de investigar a fundo se era mesmo, cuja a qual, lhe mandava doações a fim de ajudar alguns carentes), levando junto consigo a filha que após terminar a faculdade decide seguir os passos da mãe.
Após inúmeras viagens entre as quais sempre ao voltar se deparava com algum pequeno problema de saúde, os quais ignorava por completo, Mary descobre que está com um câncer (sorry, não me lembro agora em qual parte do corpo era) já em metástase. Esse problema de Mary acaba por reunir toda a família.
Will passa então a acompanhar a mãe e seus tratamentos, e numa dessas tarde em quimioterapia, entre surge a seguinte pergunta: - 'o que você está lendo?'; a família de Will é daquelas que sempre incentivou a leitura, caso uma pessoa esteja lendo é terminantemente proibido atrapalha-la, seja qual for o problema. E nessa de ' o que você está lendo? eis que surge o clube do livro, onde Will e Mary trocam suas experiências com os livros. 
Apesar de um pouco triste, o livro nos traz uma belíssima mensagem de como devemos enxergar a vida num caso desse, que não devemos nos lamentar pelo que estamos passando, mas sim, levantar as mãos aos céus, e agradecer a tudo que temos e a todas pessoas que nós conhecemos ao longo da vida, pela qual pudemos fazer algo ou que puderam fazer algo por nós. 
O que acharam? Apesar de não ter gostado a lot, recomendo que vocês leiam e depois postem aqui o que acharam da história. 
Por hoje é isso, um beijo a todos, e fim com Deus! 
Lully's

Comentários

Postagens mais visitadas