Resenha - A Contadora de Filmes, de Hernán Rivera Letelier



Sinopse
A história de A contadora de filmes parece singela: no final dos anos 50, Maria Margarita é a filha menor de uma família de mineiros, para quem a sessão de cinema dos domingos – única diversão do povoado – é ocasião para descobrir a última obra-prima de Chaplin, as tramas lacrimejantes dos filmes mexicanos, a saia esvoaçante de Marilyn Monroe ou as novas aventuras de John Wayne. Um acidente de trabalho sofrido pelo pai corta a renda familiar pela metade, e um só dos filhos será escolhido para ir ao cinema aos domingos. A missão é contar a história do filme para o resto da família. E, na espécie de concurso promovido pelo pai, Maria Margarita é quem se sai melhor e descobre o talento que tem para narrar.

Esse livro ganhei de presente de uma grande amiga (Mônica),e já tem um bom tempo. E apesar de ter poucas páginas confesso que demorei muito até finalmente lê-lo.
Mas ontem decidi que estava mais do que na hora. Então comecei por fim a ler, e hoje mesmo concluí a leitura. E que leitura! 
O autor foi fantástico na narrativa do romance, apesar de curto, achei muito rica a descrição das cenas e dos cenários. Arrisco-me a comparar a descrição dele semelhante com a de Aluízio Azevedo, em sua obra O Cortiço.
Recomendo a leitura até para quem deseje conhecer um pouco da história passada de um povo distinto e para quem deseja se deleitar em uma leitura leve e bem engraçadinha até.

Um abraço,

     até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas